Chocolate do sul da Bahia participa de Salão Internacional‏

Greice Costa
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O aroma, o sabor e as novidades do chocolate de origem do sul da Bahia estão presentes no Salon International de la Restauration de l'hôtellerie et de l'alimentacion (Sirha Rio - versão Brasil), que acontece no Rio de Janeiro, até amanhã, 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica. A marca Amado Cacau, de Ilhéus, é um dos produtos expostos no estande do Sebrae Nacional, que é patrocinador master do evento internacional, dedicado aos profissionais das indústrias de hotelaria e serviços de alimentação no Brasil.

Outros dois produtos do Estado estão no espaço: A Cachaça Abaíra e o Café Latitude 13. Todos os três estão expostos no estande do Sebrae, ao lado de outras 16 pequenas empresas nacionais que se destacam em diversas atividades empreendedoras.

As sócias Greice Costa e Cecília Gomes da Amado Cacau apresentam, além da linha dos cinco produtos já em comercialização, novidades durante o evento. “Fizemos uma linha especialmente para feira, composta de produtos-mimos, como lembrancinhas feitas de chocolate”, revela Greice, acrescentando que a ideia é virar grife. As empresárias também levaram um convidado especial: um barista profissional que está preparando, na hora, bebidas, sorvetes e outras combinações com café, cacau e cachaça. “Estamos animadas com a visibilidade que o nosso produto vai ganhar”, assegura Greice.

A marca integra o projeto do Sebrae Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau e, para chegar a este estágio de competitividade a empresa investiu na produção de um chocolate fino, com amêndoas selecionadas, e contou com a ajuda do Sebrae local em curso de Planejamento Estratégico e outras qualificações. Pelo Sebraetec, o negócio teve acesso a soluções em áreas de conhecimento da inovação, com subsídio do Sebrae no desenvolvimento do sofisticado layout da marca e das embalagens. “Queríamos impressionar já pelo sentido da visão, investindo em embalagem de alto nível, depois, partimos para conquistar o consumidor através de novas sensações, aromas e sabores”, completa a sócia Cecília Gomes.

“Eventos como esse estarão sempre no nosso campo de prioridade, por possibilitar aos empreendimentos com maior nível de competitividade e que tenham produto com valor agregado, o acesso a mercados mais remuneradores e com perspectiva de gerar resultados e parcerias comerciais mais consistentes”, destaca o coordenador de Agronegócios do Sebrae Bahia, Edirlan Souza, sobre a Sirha. Ele frisa ainda que a essência de atuação da entidade para o setor do agronegócio está em promover agregação de valor e acesso a mercados mais remuneradores.

Sirha
Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, e apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação. Como parte de seu desenvolvimento internacional, após Sirha Genebra e Sirha Istambul, e em breve Sirha Budapest e Sirha México, é lançado o Sirha Rio, o primeiro evento deste porte a ser realizado no Brasil.

No Brasil, 100 expositores nacionais e internacionais apresentarão seus produtos, dentre eles empresas estrangeiras recém-chegadas ao Brasil e produtores de regiões do país onde é difícil a divulgação para o grande público.

O evento é referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e mais de 3 mil expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon, onde começou.